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Como Avaliar a Eficiência dos Brindes em Eventos Corporativos

161 Como Avaliar a Eficiência dos Brindes em Eventos Corporativos

Imagine o seguinte cenário: você está em um grande evento corporativo, com estandes coloridos, palestras incríveis e brindes disputando a atenção dos convidados.

Cada detalhe desse evento foi pensado para chamar a atenção e os brindes escolhidos minuciosamente para deixar sua marca na memória dos participantes.

Mas será que esses brindes cumprem realmente seu papel? Será que eles vão além do primeiro sorriso e conseguem fortalecer a presença da marca, gerar negócios ou criar conexões duradouras?

Avaliar a eficiência dos brindes personalizados é tão estratégico quanto escolher o próprio item.

Por isso, preparamos esse artigo para desvendar o mistério por trás do verdadeiro impacto dos brindes, para que você encontre um meio de gerar encantamento e trazer resultados concretos para o seu negócio. 

Avaliação de brindes em eventos corporativos

Brindes corporativos não podem ser colocados em uma grande cesta genérica de presentes sem objetivo. Eles precisam fortalecer a sua imagem diante da sua audiência e devem captar a atenção logo de cara em eventos corporativos.

No entanto, para garantir que o investimento em brindes realmente traga retorno, é essencial avaliar sua eficiência de forma criteriosa.

Vamos avaliar alguns critérios para descobrir a eficácia por trás dos brindes personalizados? 

  • Defina Objetivos Claros Antes do Evento

Antes de medir a eficiência de um brinde em si, é importante entender qual é a função desse brinde. Eles servem para aumentar o reconhecimento da marca? Gerar leads? Fidelizar clientes? Estimular vendas?

O objetivo claro de uma campanha com brindes personalizados é fundamental para saber se o impacto foi bem-sucedido após o evento. 

  • Relacione o Brinde ao Perfil do Público

Para que a campanha produza algum efeito sobre os participantes do evento, é preciso encontrar brindes que se conectem com o perfil da audiência. Brindes úteis e bem alinhados com os gostos e interesses do público são mais bem aceitos.

Para avaliar o nível de satisfação do brinde, faça pesquisas de satisfação, busque por feedbacks nas redes sociais e colha depoimentos, para saber se os presenteados recomendam o brinde para outras pessoas. 

  • Monitore a Entrega e o Alcance

Monitore quantos brindes foram entregues através de algumas métricas importantes: a taxa de retirada indica se um brinde teve boa aceitação ou não.

Distribuição segmentada também é essencial, pois é possível saber se quem recebeu o brinde gostou e recomendou o produto.

  • Acompanhe o Impacto nas Redes Sociais

Brindes criativos e bem pensados vão parar nas redes sociais de forma espontânea. Crie hashtags específicas para que o público marque a empresa nas redes sociais e divulgue ainda mais os brindes.

Para avaliar se a proposta colou, analise o número de postagens com a hashtag, qual foi o alcance e engajamento das postagens e se a interação nas redes sociais foi positiva ou negativa.

Essas métricas indicam não apenas a aceitação do brinde, mas também seu poder de amplificar a marca online.

  • Verifique o Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI é um dos indicadores mais importantes para avaliar a eficiência dos brindes. Para calcular o ROI de brindes em eventos, considere o custo total do produto, os resultados obtidos e o aumento da visibilidade. 

Como fazer um cálculo básico do Retorno sobre o Investimento?

> ROI = (Ganho obtido – Custo do brinde) / Custo do brinde

Por exemplo, se um brinde de R$ 10.000 gerou R$ 25.000 em vendas posteriores, o ROI seria de 150%.

  • Mensure a Longevidade do Brinde

Meça a percepção de valor do brinde após o evento. Como fazer isso? Através de pesquisas online, com questões que indicam se o brinde ainda é usado, e por observação direta, através de eventos futuros. 

A permanência do brinde no cotidiano do público reforça a lembrança da marca de maneira contínua.

  • Considere a Qualidade da Marca Associada

Faça pesquisas para descobrir se o brinde afetou a imagem da empresa, tanto positivamente quanto de maneira negativa. 

Qualidade é um dos itens de maior importância em eventos corporativos de alto nível. 

Sem sombra de dúvidas, avaliar a eficácia dos brindes corporativos envolve muito mais do que contar quantos itens foram distribuídos. 

É preciso analisar a aceitação do público, o impacto que a ação teve e se o retorno sobre o investimento valeu a pena. 

Conte conosco para brindes corporativos de qualidade

Aqui na Avelino, nós sabemos o quanto esse assunto é importante para a sua empresa. Distribuir itens de qualidade, que impactam e conquistam o coração do seu público é uma missão de que queremos participar! 

Em nossa loja virtual você encontrará brindes de qualidade premium, daqueles que chamam a atenção logo de cara e vão parar nas redes sociais, mesmo após o evento.

Confira algumas das nossas opções:

Com objetivos claros, métricas bem definidas e análises periódicas, é possível transformar a entrega de brindes em uma poderosa ferramenta de marketing estratégico — e garantir que cada investimento gere valor real para a marca.

Vamos começar?