Fundada em 1854 na França, a Louis Vuitton é uma das marcas mais prestigiadas do mundo, reconhecida por seus produtos...
Já presenciou um show de ilusionismo? Com gestos bem pensados, palavras enigmáticas e palavras bem escolhidas, o ilusionista conduz o público a acreditar no impossível.
O cerne da questão, porém, é que por trás de cada truque há um profundo entendimento da mente humana. O mestre da ilusão conhece suas expectativas, reações e emoções.
No mundo dos negócios, conquistar a atenção do público-alvo não é apenas vender um bom produto ou serviço.
A arte da conquista envolve compreensão e profundo entendimento das necessidades, expectativas e desejos da sua audiência. É preciso criar uma experiência memorável para transformar cada interação em uma oportunidade de encantamento.
Confira a seguir como fazer isso, na prática.
Passo a passo de como entrar na mente do cliente
Entrar na mente de alguém não é tarefa fácil. Que dirá na mente de públicos amplos, com personalidades, gostos e necessidades diferentes. Mas esse é o desafio de qualquer negócio. É preciso transpor essa barreira para entregar algo que realmente agregue valor.
Mas como conseguir isso?
A resposta está no exemplo do ilusionista. Para atingir o objetivo do seu show, o mágico prevê as possíveis reações, expectativas e desejos do seu público. Ele só consegue fazer isso porque aprimora suas técnicas ao longo dos anos.
Conquistar o coração dos clientes e garantir sua fidelização envolve esse nível de conhecimento.
Durante a leitura desse texto, perceba as áreas de melhoria da sua empresa e quais são os pontos fortes que precisam ser explorados ainda mais.
1. Compreenda quem é o seu cliente
Para entrar na mente de alguém, é preciso pensar como essa pessoa pensa. Isso envolve estudo profundo de quem realmente faz parte do seu perfil de audiência. Para conseguir estudá-los, é preciso criar personas, personagens fictícias baseadas em pessoas reais.
Para criar perfis confiáveis, tenha em mente as seguintes perguntas:
- Como meu público interage com minha marca?
- O que eles valorizam em um produto ou serviço?
- Quais são seus interesses?
- Qual a idade da minha audiência?
A resposta dessas perguntas auxiliará na comunicação clara e persuasiva com cada perfil, baseado no que faz sentido para eles.
2. Trabalhe o Apelo Emocional
Trabalhar o apelo emocional envolve encarar seu produto como uma ponte entre as conexões emocionais humanas. Pergunte-se:
- Esse produto ou serviço atende qual necessidade real?
- Como esse item pode facilitar a vida das pessoas?
- Será que meu produto cria lembranças e memórias positivas? Está associado a emoções reais?
Essas perguntas podem te ajudar a fazer uma autoanálise para descobrir como gerar apelo emocional. Crie oportunidades para presentear seus clientes com amostras de produtos ou brindes personalizados que aumentam ainda mais esse apelo, criando lealdade à marca.
3. Personalização e Exclusividade
Um item feito sob medida para alguém gera emoções e chama atenção. Receber um presente de qualidade, personalizado, que atenda uma necessidade pode aumentar o valor percebido de produtos e serviços.
Isso inclui presentes do cotidiano, objetos funcionais como canetas, cadernos, chaveiros e garrafas reutilizáveis.
4. Use Gatilhos Mentais
Já foi comprovado cientificamente que a maioria das pessoas não resiste aos gatilhos mentais. Através deles, é possível acessar áreas do cérebro responsáveis pela tomada de decisão. Alguns exemplos desses gatilhos:
- Escassez: “Não perca, só disponível até o final do mês.”
- Reciprocidade: “Ganhe um presente personalizado ao fechar seu primeiro pedido.”
- Prova social: “Mais de X pessoas já compraram conosco. Confira a lista de clientes de renome que confiaram em nossos serviços.”
- Autoridade: Nossa empresa está no mercado há tantos anos e é especialista no assunto.”
Gatilhos mentais são envolventes e criam um senso de urgência na hora da compra.
5. Crie Experiências Memoráveis
Para gerar encantamento é preciso entender que a jornada da compra é completa – ela tem começo, meio e fim. É preciso dar atenção a cada fase correspondente desse ciclo.
O término da compra também não é necessariamente o fim dessa jornada. É preciso ter ouvido atento para aceitar feedbacks, sugestões e até reclamações sobre a venda do produto.
Crie expectativa sobre a venda de um determinado item. Uma técnica que está fazendo sucesso nas redes sociais é o unboxing (abertura do pacote), onde influenciadores digitais recebem as caixas do produto com alguns brindes e embalagens belíssimas. A técnica cria uma experiência de compra memorável.
6 – Distribua presentes personalizados para públicos segmentados
Além do produto ou serviço em si, considere distribuir brindes personalizados para públicos segmentados. Ou seja, pesquise sua audiência de maneira profunda, levando em conta dados demográficos, psicológicos e outras informações relevantes.
Presentes exclusivos, personalizados com nomes, símbolos ou mensagens que fazem sentido para seu público são excelentes propagandistas do negócio e podem elevar ainda mais o patamar da marca.
Enfim, entrar na mente do cliente é um processo que exige paciência, estratégia e empatia. Use a criatividade para criar experiências únicas e, assim como o ilusionista, faça seu público acreditar no impossível.