Quer criar um clima organizacional positivo, reconhecer desempenhos e motivar colaboradores? Então, nada melhor do que programas de incentivo interno,...
Em 2013, a Dove lançou uma campanha ousada de Marketing de Impacto. Ela convidou mulheres para descreverem a si mesmas a um desenhista forense, e depois pediu a estranhos que fizessem o mesmo.
O resultado foi revelador: as descrições feitas por outras pessoas eram mais positivas — revelando como as mulheres costumam ser duras consigo mesmas.
Qual foi o resultado dessa campanha? Milhões de visualizações da campanha viral e forte conexão emocional com o público feminino. O retorno em vendas foi muito maior naquele ano.
Sabe o que isso significa? Que o Marketing de Impacto fortalece o posicionamento da marca com autenticidade, levanta questionamentos importantes, conecta propósito com emoção e gera impacto profundo.
Quer ter esses resultados em suas campanhas? Aposte em brindes personalizados impactantes. Vamos explorar esse assunto nas linhas a seguir.
O que é Marketing de Impacto?
Marketing de Impacto difere do Marketing Tradicional em vários aspectos. Ele busca gerar uma forte reação emocional do público, com o objetivo de ampliar o alcance da mensagem, fortalecer a marca e provocar mudanças de comportamento ou percepção.
O Marketing de Impacto não é necessariamente focado em vendas, mas em obter um relacionamento duradouro com a audiência, exercendo poder de influência em suas escolhas e marcando presença na mente e no coração delas.
Em resumo, é o tipo de marketing que impacta, que faz a pessoa parar e prestar atenção ao seu negócio, mesmo que por alguns segundos.
Quais são as principais características do Marketing de Impacto?
- Alto poder de engajamento emocional;
- Conteúdo ou ações que surpreendem, inspiram ou provocam reflexão;
- Uso de storytelling, experiências imersivas ou recursos visuais marcantes;
- Pode envolver causas sociais, ambientais ou temas que conectem com valores;
- Foco em criar conexões duradouras, não apenas vendas imediatas.
Várias marcas apostam nesse tipo de marketing e recebem bons retornos financeiros, além do fortalecimento da imagem e a construção de impacto genuíno.
Como usar brindes em Marketing de Impacto?
Lançamentos que envolvem Marketing de Impacto podem criar conexões emocionais com o público. Os brindes podem ser usados como uma ponte para gerar essa conexão.
Mas antes de comprar brindes aleatórios, entenda um pouco mais os critérios a serem usados nessas ações:
- Entenda o Propósito da Campanha
Compreenda o objetivo do seu lançamento. Pergunte-se: quero promover um produto ou serviço? Vou reposicionar a marca no mercado? Esse lançamento serve para engajar colaboradores e parceiros? Quero gerar alcance orgânico nas redes sociais?
O objetivo do lançamento é que vai definir a compra dos brindes, pois eles precisam estar alinhados ao propósito principal.
- Conheça o Perfil do Público-Alvo
Os lançamentos e as campanhas de marketing devem estar alinhados com o interesse do público-alvo. Afinal, os brindes serão para os clientes e não para a equipe de Marketing, certo?
Portanto, estude bem os destinatários do brinde. Será que conheço a faixa etária desse público? Quais valores esse público compartilha? Perguntas de autoanálise servem para direcionar a compra assertiva de brindes.
- Escolha Brindes Funcionais e Memoráveis
Os brindes de maior impacto são aqueles que fazem parte da rotina do público-alvo. Eles precisam ser úteis para se tornarem memoráveis.
Alguns produtos podem fazer a diferença nesse sentido: ações de verão pedem squeezes, viseiras, bonés. Campanhas ecológicas pedem brindes sustentáveis, como copos reutilizáveis e ecobags. Pense no motivo por trás do lançamento e divulgue brindes alinhados a esse propósito.
- Mantenha Coerência com a Identidade da Marca
Os brindes personalizados devem refletir a imagem da marca. Já imaginou uma marca de luxo oferecendo chaveiros de plástico? Não combina, certo?
Todo o posicionamento da empresa refletirá no brinde, portanto é preciso escolher produtos que estejam em sintonia com a marca.
- Capriche na Embalagem e na Experiência
A experiência completa do cliente com o brinde conta na hora do Marketing de Impacto. A embalagem, as fitas, as tags de mensagem – tudo isso causa uma impressão duradoura na mente do seu público.
Portanto, aposte em Qr Codes com vídeos interativos, embalagens criativas e personalizadas, bilhetes com mensagens especiais e assim por diante.
- Pense na Potencialização nas Redes Sociais
Quando as pessoas recebem presentes impactantes, elas querem compartilhar o mimo nas redes sociais. Então, pense em presentes que ampliam o alcance da sua campanha sem custo adicional.
Para gerar esse efeito, crie um kit com personalização marcante, adicione uma hashtag criativa para compartilhamento, inclua brindes interativos que estimulem a ação.
- Avalie o Resultado
Para saber se os brindes tiveram o impacto imaginado durante as reuniões da equipe de marketing, é essencial mensurar os efeitos da campanha. Pergunte-se: o item foi bem aceito pelo público? Gerou repercussão nas redes sociais? Houve engajamento acima da média?
Esses são os dados que você poderá usar nos próximos lançamentos. Afinal, os brindes são usados como meios de comunicação e podem ser aprimorados a cada campanha.
É preciso ter criatividade e estratégia para conseguir o efeito “uau” em lançamentos de Marketing de Impacto. Com atenção aos detalhes, porém, é possível impactar o público, criando campanhas fortes, que marcam presença na mente e no coração das pessoas.