Fundada em 1854 na França, a Louis Vuitton é uma das marcas mais prestigiadas do mundo, reconhecida por seus produtos...
Fidelidade. Como essa palavra soa aos seus ouvidos? Uma pessoa fiel é aquela que está ao seu lado, faça chuva ou faça sol, que pega na sua mão nos momentos mais difíceis e não a solta, mesmo diante de dificuldades. Fidelidade faz bem para qualquer relacionamento e traz sensação de paz.
A fidelidade no ambiente corporativo também é necessária e muito bem-vinda. Ela é responsável por trazer clientes de volta, por tornar a experiência de compra uma troca mútua e contribui para a construção de relações sólidas.
Como, então, fidelizar clientes utilizando a estratégia do marketing promocional? Trocando em palavras mais simples, como gerar retorno financeiro rentável e fidelização utilizando brindes corporativos?
Confira as dicas a seguir.
Brindes personalizados ainda funcionam para reter clientes?
Brindes personalizados têm poder de fascínio sobre os clientes em geral. Por que essa estratégia funciona? Simples: por causa do bom e velho efeito emocional que o ato de presentear gera em quem está recebendo um presente.
Como mencionamos no começo deste artigo, a técnica funciona para todos os tipos de relacionamentos. É só fechar os olhos por um instante e imaginar como se sente quando recebe um presente personalizado.
A sensação é de reconhecimento, proximidade e fortalecimento de vínculos com a pessoa que tirou tempo para nos presentear. Além disso, causa sentimentos como:
- Gratidão,
- Alegria,
- Surpresa,
- Pertencimento,
- Encantamento.
Trazendo o cenário para a esfera corporativa, quando a empresa tira tempo para agraciar seus clientes de forma personalizada, essas emoções fortalecem os laços e deixam uma impressão positiva duradoura.
Mas aqui é preciso uma palavra de cautela.
A estratégia de entregar brindes promocionais é perfeita, mas da maneira errada pode ser contraproducente. Alguns pontos devem ser levados em conta na hora de escolher o brinde certo.
Quer ver um exemplo?
Imagine uma empresa conhecida no mercado por sua identidade visual pautada em feminismo e empoderamento feminino. Na hora de presentear suas clientes, escolhe brindes que reforçam estereótipos que contradizem seus valores, causando desconforto e descontentamento entre o público-alvo.
Será que essa ação foi eficaz? Muito pelo contrário. Ela pode até mesmo afastar públicos fiéis e gerar murmurinho nas redes sociais, afetando a imagem da empresa de maneira negativa.
Vamos então tirar essas ideias do papel e descobrir de uma vez por todas como fidelizar clientes com brindes corporativos? O tópico a seguir esmiuçará esse assunto.
Estratégias criativas para fidelizar clientes com brindes corporativos
Até aqui já entendemos a importância dos brindes corporativos para alcançar a fidelização da clientela. Mas como fazer isso na prática?
Bom, em primeiro lugar, é preciso esboçar um perfil do seu público-alvo. Coloque em um papel as respostas para as seguintes perguntas:
- Quais são os interesses dos meus clientes?
- Quais são as necessidades das pessoas que consomem a minha marca?
- O que eu posso dar de presente para satisfazer uma necessidade do meu público?
- Quais são os gostos, hobbies, vontades e personalidade da minha audiência?
Com essas respostas em mente, crie um perfil imaginário que represente o seu público ideal. Por exemplo:
Maria, 35 anos. Gosta de cozinhar e ama ler artigos sobre gastronomia inteligente. Casada, tem 2 filhos e adora a vida bucólica do campo.
Com esse perfil em mente, nossa Maria imaginária adoraria receber de presente itens como:
- Canecas personalizadas;
- Talheres;
- Kit de vinho;
- Avental personalizado;
- Brindes para cozinha;
- E assim por diante.
Percebe como você pode começar com um bom norte para entender o perfil das pessoas a partir do momento que tira um tempo para observá-las? Com esses detalhes esboçados, fica mais fácil presentear de maneira mais assertiva.
Vamos para outro exemplo:
Lucas, 25 anos. Adora jogar futebol, ama churrasco com os amigos e gosta de levar a namorada e o cachorro à praia aos domingos pela manhã para caminhar.
Brindes que o Lucas adoraria receber:
E se nosso amigo fosse mais velho, conservador e com um perfil mais sisudo? Sem problemas, temos brindes para esse perfil também:
Agenor, 65 anos. Passa bastante tempo assistindo televisão. Gosta de ver fotos e mostrá-las para seus amigos. Costuma reunir toda a família aos domingos para a famosa macarronada da sua esposa Antônia e é bastante apegado aos seus 5 filhos.
Presentes que encantariam o senhor Agenor:
- Cofre personalizado;
- Porta-retratos;
- Kit canivete personalizado;
- Kit de ferramentas personalizado;
- Porta controle remoto personalizado;
- E assim por diante.
Percebe então, que o ponto todo pode ser resumido em conhecer bem sua audiência? A questão aqui é agradar através das sutilezas, prestar atenção nos detalhes. Ser observador.
Com essas dicas em mente, você investirá tempo e recursos no lugar certo e sua ação promocional será um sucesso.
Se precisar de ajuda para montar os melhores kits personalizados e para um orçamento completo de brindes que fidelizarão o seu público-alvo, converse conosco através desse formulário.
Nossos produtos são de qualidade e a entrega é rápida. Aguardamos o seu contato.