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Quando escolher entre o tradicional e o personalizado? Ações que envolvem brindes personalizados geralmente chegam nessa encruzilhada. Qual deles escolher para fortalecer o relacionamento com clientes?
A parte boa é que cada tipo tem suas vantagens. Mas aplicá-las de forma adequada para cada perfil pode ser um desafio e tanto. Neste artigo, vamos fazer uma comparação de brindes personalizados e tradicionais para ajudar você a fazer a melhor escolha para a sua estratégia de marketing.
O que são brindes tradicionais?
Brindes tradicionais são classudos, conhecidos em estratégias de marketing. É o caso, por exemplo, de canetas, blocos de anotações, calendários, chaveiros e outros presentes genéricos.
Eles são clássicos? Sim! Funcionam sempre? Não!
Mas isso não significa que são inadequados. Muito pelo contrário, são a salvação em eventos grandes, com públicos mais volumosos.
São produtos fáceis de produzir, com valores mais baixos e sua principal característica é a utilidade dos itens, o que gera uma exposição contínua da marca.
Vantagens dos brindes tradicionais:
- Custo-benefício:
Sem sombra de dúvidas, um dos maiores benefícios de brindes tradicionais são os valores mais baixos. Por terem preço mais acessível, são muito utilizados em eventos de grande escala.
- Facilidade de produção e entrega:
Como são itens padronizados, recebem prazos de entrega menores, já que a produção é mais rápida. Campanhas que precisam de agilidade se beneficiam muito de brindes dessa categoria.
- Utilidade prática:
Muitos itens tradicionais são práticos para o dia a dia, principalmente em ambientes corporativos. Dessa forma, os brindes tradicionais se tornam essenciais para o público, mesmo que não causem tanto impacto emocional.
E os brindes personalizados?
Já os brindes personalizados “chegam chegando” quando o assunto é presente marcante. Eles são pensados para criar laços, trazendo sensação de exclusividade, com elementos adaptados para diferentes perfis e públicos.
Eles geram conexão emocional. Trazem nomes, mensagens especiais e detalhes que justificam uma personalização mais avançada.
Os brindes personalizados visam impactar e demonstram um cuidado maior por parte da empresa. Quer ver exemplos de brindes assim? Kits gourmet com o nome do cliente gravado, mochilas corporativas com bordado especial, camisetas feitas sob medida e até produtos tecnológicos customizados.
Vantagens dos brindes personalizados:
- Valorização da marca
Brindes personalizados revelam um toque de exclusividade, o que transmite requinte e sofisticação. Isso aumenta o valor percebido da empresa e gera uma impressão mais forte e duradoura.
- Conexão emocional:
Há grandes chances de fidelização quando um cliente percebe que o produto foi criado com exclusividade para ele.
- Diferenciação no mercado:
A grande maioria das empresas opta por brindes tradicionais, o que dá uma boa vantagem para os personalizados. Essa é uma excelente maneira de destacar sua marca e sair à frente da concorrência.
Quando escolher um ou outro?
Para responder a essa pergunta, tenha em mente o objetivo da sua ação promocional e qual é o perfil do seu público-alvo.
Veja alguns tipos de eventos e a sugestão para cada categoria:
- Grandes eventos e feiras:
Como dito anteriormente, os custos mais acessíveis de brindes tradicionais favorecem a escolha de produtos dessa categoria para eventos com número maior de pessoas. O baixo custo ajuda a empresa a cobrir todo o público sem comprometer o orçamento.
- Campanhas de fidelização e premiações:
Nesse caso, os brindes personalizados se mostram mais eficazes, principalmente se o objetivo é estreitar laços com clientes VIP, premiar colaboradores ou criar momentos especiais. Quando é assim, valor percebido é melhor do que quantidade.
- Lançamentos e datas comemorativas:
Brindes personalizados temáticos são indispensáveis para campanhas sazonais ou comemorativas. Eles reforçam o impacto emocional e são fortes lembretes da marca. É o caso, por exemplo, de datas especiais como Natal, aniversários de empresas, Dia do Cliente e assim por diante.
Desafios a considerar
Embora tanto brindes tradicionais quanto personalizados tenham seus benefícios, cada um deles também possui alguns desafios.
Confira alguns deles:
- Brindes tradicionais
Se os brindes dessa categoria não forem de qualidade, podem ir parar na lata do lixo, por serem considerados “mais do mesmo” e de qualidade inferior.
- Brindes personalizados
Brindes personalizados de qualidade levam tempo para ficar prontos, portanto, devem ser escolhidos previamente. Ações emergenciais podem não se beneficiar tanto de brindes dessa categoria.
Tendo esses detalhes em mente, faça um orçamento levando em conta prazos e público. Só então é possível escolher a melhor estratégia.
Tanto brindes tradicionais quanto brindes personalizados possuem seu lugar ao sol. A escolha de cada um vai depender muito da mensagem que se quer transmitir, da pesquisa de público e do propósito da campanha.
Muitas vezes, uma combinação estratégica dos dois tipos — brindes tradicionais para o grande público e personalizados para clientes especiais — pode trazer resultados ainda mais expressivos.
Quer ajuda para escolher o melhor dos dois mundos? Entre em contato com a equipe da Avelino.
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