Fundada em 1854 na França, a Louis Vuitton é uma das marcas mais prestigiadas do mundo, reconhecida por seus produtos...
Já ouviu a expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Utilizamos essa frase sempre que queremos destacar a importância do impacto inicial que causamos nos outros.
De acordo com pesquisadores, o cérebro humano leva apenas 0,1 segundo para formar uma primeira impressão ao olhar para alguém ou algo.
Sabe o que isso significa?
Que tudo o que engloba a identidade visual de uma empresa impacta diretamente na forma como as pessoas serão influenciadas pela marca.
Portanto, a identidade visual importa e muito!
No texto a seguir, confira algumas dicas para reforçar a identidade do seu negócio e descubra quais são os elementos principais para criar uma marca sólida e memorável no mercado.
Identidade visual: um cartão de visitas poderoso
O experimento de Ambady e Rosenthal em 1993, concluiu que as primeiras impressões são formadas rapidamente e tendem a ser confiáveis. No estudo, dez universitários foram chamados para avaliar a competência de professores com base em clipes de apenas dez segundos.
O resultado dos testes foi altamente compatível com as avaliações feitas ao longo do semestre por alunos regulares. Isso demonstra que, mesmo com informações limitadas, o ser humano tem a capacidade de fazer feedbacks precisos sobre os outros, baseando-se em pistas visuais e comportamentais.
Trazendo para o campo dos negócios, a primeira impressão é realmente a que fica e custa muito mudar a opinião das pessoas após terem um ponto de vista formado sobre algo.
Tendo isso em mente, pergunte-se:
- Qual é a impressão que a identidade visual do meu negócio passa?
- Será que estou transmitindo a mensagem certa para o meu público-alvo?
- As cores, logotipo, fontes e design estão alinhados à cultura da empresa?
Essas perguntas são muito importantes para avaliar se a sua marca está realmente reforçando os valores empresariais ou não.
Vamos utilizar uma metáfora para que você consiga compreender a importância da identidade visual para o seu negócio.
Imagine que você está vendendo um produto minimalista, para um público conservador e exigente. Faria sentido sua vestimenta ser relaxada, cheia de rasgos, com estampas chamativas e cores vibrantes?
Provavelmente não.
Sabe por quê? Sua aparência refletiria uma imagem diferente da proposta do produto, criando um conflito entre o que você está vendendo e como você se apresenta.
Agora, imagine que você está vestido com cores sóbrias, neutras, com acessórios clean, condizentes com a natureza do produto. Com certeza, essa imagem transmitiria seriedade e confiança, complementando a proposta do objeto que está sendo vendido.
Percebe, portanto, a importância da imagem visual condizente com a cultura organizacional da empresa? Ela reflete valores, missão e proposta da corporação, é o “figurino” da marca, comunica de forma clara quais são os princípios que a regem, criando uma conexão verdadeira com seu público-alvo.
Com essas informações em mente, por onde começar? Continue lendo a seguir e descubra as melhores dicas para uma boa identidade visual.
Identidade visual: por onde começar
Começar a criar a identidade visual de uma empresa é divertido, mas leva tempo. É importante reconhecer que esse processo trará frutos recompensadores e deve ser lapidado ao longo do tempo.
Vamos, portanto, considerar um passo a passo das principais formas de começar a identificar quais são os elementos de sucesso para uma identidade visual poderosa:
1. Defina a Personalidade da Marca
Pergunte-se: quais são os valores e missão da empresa? Essa pergunta é importante para dar o “start” na compreensão sobre o que a marca representa. A resposta a essa pergunta definirá a base da identidade visual, pois ela precisa refletir na essência da marca.
2. Escolha as Cores
Pesquise sobre as cores e quais são as sensações que elas causam nas pessoas. Cada cor é capaz de ter impacto emocional e psicológico para o público-alvo, portanto, invista nesse conhecimento.
3. Crie o Logotipo
Crie um elemento visual fácil de identificar, simples e memorável. Esse símbolo deve estar em harmonia com as necessidades da marca e precisa se alinhar com as expectativas do cliente em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
4. Escolha as Fontes
A tipografia tem tudo a ver com a identidade visual e deve estar andando de mãos dadas com o tom da marca. A letra escolhida precisa ser legível e coerente, sempre combinando com os elementos visuais do negócio.
5. Desenvolva os Elementos Gráficos
Os elementos gráficos podem incluir: gravuras, slogans, imagens, ilustrações, ícones, todos os tipos de detalhes que podem enriquecer a coesão visual.
6. Crie um Manual de Identidade Visual
A identidade visual deve ser consistente e harmônica em todas as plataformas em que será aplicada. Para que isso aconteça, crie um guia que reforce como todos os elementos visuais serão usados.
Identidade criada, agora é só colocar a mão na massa. Use e abuse das cores, ícones, logotipo e outras informações sobre o seu negócio em diferentes produtos e contextos.
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