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Principais erros ao montar uma estratégia promocional com brindes

19 Principais erros ao montar uma estratégia promocional com brindes

Imagine o seguinte cenário: um casal de namorados está completando 1 ano de namoro. Nesse período, o rapaz conhece a personalidade, gostos, passatempos e desejos da namorada.

Ele sabe também que ela não gosta de rosas. Ao invés de flores, ela prefere chocolates – sua verdadeira grande paixão. Ao comemorar o primeiro ano do casal, faria sentido ele chegar com um grande buquê de rosas? Ou seria mais romântico presenteá-la com uma belíssima caixa de chocolates? 

Se ele optasse por rosas, será que ela se sentiria amada e valorizada? Ou será que ela entenderia que o namorado não se importa muito com seus gostos e interesses?

O que isso tem a ver com estratégia promocional com brindes? Tudo! Já que estamos falando de relacionamentos, desejos e percepção adequada do presente certo.

Presentear alguém nem sempre atinge o objetivo – se a pessoa que está entregando o presente não levar em conta algumas questões básicas antes do gesto.

Para não comprometer o sucesso da ação, é importante saber quais são os principais erros ao montar uma estratégia promocional com brindes. 

Confira a seguir quais são esses erros e como evitá-los para criar ações realmente memoráveis e eficazes.

Erros comuns que podem transformar uma ação criativa em um tiro no pé

Já é mais do que provado que montar uma estratégia promocional com brindes garante resultados positivos para o gráfico de vendas. Porém, é fácil cometer erros que desfavorecem a campanha e podem acabar comprometendo a reputação da empresa.

Vamos analisar alguns deles:

1. Falta de alinhamento com o público-alvo

Lembra que citamos o exemplo do casal de namorados? Pois bem! Entregar brindes irrelevantes pode causar o mesmo efeito de entregar flores para quem não gosta. Desconsiderar interesses, estilo de vida, necessidades e a faixa etária do público-alvo ao entregar brindes personalizados é literalmente um tiro no pé.

2. Qualidade baixa dos brindes

Escolher “itens baratinhos” só para marcar presença, sem considerar a qualidade dos produtos, também pode prejudicar a imagem da corporação. É preciso, sim, considerar os custos, porém sem ignorar as condições da mercadoria.

3. Falta de clareza nos objetivos da campanha

Distribuir brindes sem considerar a relevância, mensurar os resultados e o retorno sobre o investimento pode resultar em frustração e desperdício de dinheiro. O objetivo da entrega dos brindes é fortalecer a imagem da marca e estreitar vínculos com o público-alvo. É preciso clareza de objetivos para uma ação de sucesso.

4. Distribuição mal planejada

O estoque de brindes precisa ser pedido na quantidade correta, para não haver escassez ou quantidade excessiva de produtos. Acabar o estoque de produtos em meio a uma campanha promocional não é de bom-tom e acaba manchando a reputação da marca.

5. Não integrar a ação com outras estratégias de marketing

Uma ação isolada de entrega de brindes não garante sucesso algum. Ela precisa estar integrada às campanhas digitais, divulgada corretamente em redes sociais e deve contar uma história. Qual é seu objetivo? Por que aconteceu? Qual é o contexto? Essa autoanálise é necessária para a conexão do brinde com a identidade da marca.

6. Comunicação confusa ou fraca

Regras de participação complexas ou confusas fazem com que os consumidores fiquem frustrados e se afastem da campanha. As pessoas querem regras lógicas, fáceis de acompanhar e bem esclarecidas. A falta de divulgação também compromete o sucesso da ação.

7. Escolher brindes sem vínculo com a marca

Não faz sentido uma empresa ligada a ações ecológicas e sustentáveis distribuir um brinde que vai de encontro com seus valores. As campanhas precisam fazer sentido, gerar conexão com a marca e refletir seus princípios corporativos.

Percebe como é preciso dar atenção para a distribuição de brindes personalizados? Essa não é uma ação qualquer. Foi-se o tempo em que canetinhas e chaveiros eram distribuídos a esmo sem levar em conta o contexto da entrega.

Confira nas linhas a seguir algumas sugestões de brindes memoráveis, úteis, que agradam à grande maioria das pessoas.

Escolhendo o brinde ideal: como acertar na estratégia para encantar seu público

A Avelino Brindes conta com uma ampla variedade de produtos que visam atrair e causar impacto em seu público-alvo. Nossas mercadorias são conhecidas por sua qualidade e alto índice de aprovação.

Confira algumas sugestões de kits de brindes úteis e fáceis de agradar:

Essas são apenas sugestões. Para que a campanha seja assertiva, nunca se esqueça: mantenha um bom diálogo com seu público-alvo, conheça seus gostos, desejos e personalidade.

191 Principais erros ao montar uma estratégia promocional com brindes

Somente com essas dicas você conseguirá realizar uma campanha eficaz e encantará sua audiência.

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equipe avelino