Como Selecionar Brindes de Alta Percepção de Valor para Clientes VIP
05/06/2025
Diego

Como Selecionar Brindes de Alta Percepção de Valor para Clientes VIP

O termo VIP, traduzido ao pé da letra, quer dizer: Very Important People (Pessoas muito importantes). Por que alguns clientes recebem essa alcunha? Simples: porque possuem alto valor estratégico para a empresa.

Clientes VIPS geralmente fazem compras com ticket acima da média, influenciam outras pessoas, são antigos e fiéis ou voltam com bastante frequência, mantendo um relacionamento constante com a marca. 

Presentear clientes VIP vai muito além de mera cortesia. Os brindes ajudam a demonstrar reconhecimento, valorização pela parceria e lembrança positiva a longo prazo.

Para surtirem o efeito desejado, porém, os presentes precisam ser escolhidos criteriosamente, em especial quando o assunto é percepção de valor.

Vamos explorar nesse artigo como selecionar esse tipo de brinde para que seus clientes VIP se sintam valorizados e verdadeiramente especiais.

Como escolher brindes de valor para clientes VIP

Para ser assertivo na escolha de brindes de alta percepção de valor, é preciso sensibilidade, estratégia e atenção aos detalhes. O que vale, nesse caso, não é nem tanto o valor do brinde, mas sim o quanto ele parece valer aos olhos do cliente.

Vamos ver algumas sugestões para alcançar esse feito:

  • Entenda o Perfil do Cliente VIP

Para qualquer tipo de brinde corporativo, é preciso uma análise profunda do estilo de vida, interesses, cargos e preferências de consumo. Com clientes VIP não é diferente. Dê atenção aos valores pessoais para ser mais assertivo na escolha.

Esses detalhes são importantes porque um cliente, por exemplo, que aprecia valores sustentáveis, vai dar preferência a um kit de escritório ecológico com acabamento sofisticado ao invés de um fone bluetooth com design refinado sem valores sustentáveis.

  • Priorize Qualidade e Acabamento

Clientes VIP não esperam algo comum, mas algo exclusivo e diferenciado. O mais do mesmo não funciona com eles. É preciso que o brinde transmita qualidade.

Dê atenção às seguintes áreas antes de escolher o brinde: materiais nobres (metal, couro, madeira, vidro, etc.), acabamento impecável, boa durabilidade e funcionalidade prática.

Mesmo que o brinde seja simples, deve chamar a atenção por sua exclusividade. Um exemplo: caderno de anotações com capa de cortiça, papel de alta gramatura e elástico de fechamento elegante.

  • Valorize a Embalagem

Uma boa apresentação transforma brindes comuns em itens memoráveis. Portanto, invista na primeira impressão! 

Quais são alguns tipos de embalagens diferentes e exclusivas que podem impressionar clientes VIP? Caixas rígidas, sacolas de papel especial, envelopes com textura diferenciada, papel de seda, laços e etiquetas com mensagens personalizadas. 

Clientes VIP estão sempre atentos aos detalhes e o capricho na embalagem denota cuidado na personalização. 

  • Aposte em Edição Limitada ou Exclusiva

Exclusividade é sinônimo de requinte e sofisticação e clientes VIP adoram se sentir exclusivos. Se eles percebem que o item que receberam é um produto a que poucos têm acesso, sua valorização aumenta ainda mais.

Quer um exemplo prático? Imagine que grata surpresa receber um kit de vinho com rótulo exclusivo da empresa, em embalagem de madeira gravada a laser. A mensagem implícita é clara: “Você é especial para nós”.

  • Invista em Funcionalidade Relevante

Não adianta o brinde ter uma embalagem incrível, ser esteticamente elegante e não sanar nenhuma dor do cliente. Em outras palavras: é preciso que o item tenha praticidade para o cotidiano da pessoa. Isso faz com que o brinde seja lembrado por muito mais tempo.

Combinar sofisticação e funcionalidade prática é a receitinha para agradar clientes premium. Veja um exemplo no setor da gastronomia: kit gourmet com azeites finos, tábua de frios personalizada, taças de cristal com gravação. Quer algo mais exclusivo e prático do que esse kit?

Adapte a ideia para os diferentes nichos e conheça bem o perfil dos presenteados para entregar algo diferenciado, fino, sofisticado e prático. 

  • Humanize com um Toque Pessoal

Criar conexão com um toque humano demonstra cuidado e cria sensação de aconchego com o brinde. Adicione alguns elementos para conquistar esse efeito emocional, como uma mensagem escrita à mão, um bilhete personalizado com o nome do cliente, uma dedicatória sincera ou até um vídeo curto agradecendo pela parceria — pequenos gestos que tornam a experiência única e memorável.

Personalização desse tipo aproxima ainda mais o cliente e mostra que ele não é apenas mais um, mas sim um membro importante da carteira de clientes.

  • Relacione o Brinde à Experiência da Marca

O brinde precisa ser conivente com a identidade da empresa, estar alinhado aos valores e estilo da marca, para reforçar o posicionamento e levantar a bandeira do seu negócio.

Quer um exemplo prático? Uma empresa do setor agrícola pode montar um kit com produtos naturais de produtores locais. Ou: uma agência de marketing pode criar uma caixa criativa com objetos que representem inovação.

Pensar nessas pequenas ações, em um único brinde, confere profundidade ao gesto, transforma brindes comuns em experiências incríveis.

Aqui na Avelino Brindes, sabemos a importância dos clientes VIP e queremos te ajudar a surpreendê-los com presentes incríveis.

Vamos começar? Visite nossa loja virtual e peça ajuda para nossos atendentes.

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Diego