
Brindes para Fortalecer Programas de Incentivo Interno: O que Escolher?
Quer criar um clima organizacional positivo, reconhecer desempenhos e motivar colaboradores?
Então, nada melhor do que programas de incentivo interno, que quando bem planejados, tornam-se poderosas ferramentas de engajamento, fortalecem a cultura da empresa e contribuem diretamente para o aumento da produtividade e retenção de talentos.
Um dos aliados a esses programas motivacionais são os brindes personalizados. Eles podem desempenhar um papel decisivo nesse processo.
Quer saber como?
Então, continue lendo as linhas a seguir.
Como acertar na escolha de brindes para programas de incentivo?
Brindes corporativos têm o mesmo poder de presentes distribuídos para pessoas queridas em datas comemorativas. Eles transmitem reconhecimento, valorização, reforçam vínculos emocionais e são ferramentas poderosíssimas de valorização.
Vamos, portanto, alistar a seguir os principais critérios que devem ser utilizados para distribuir os brindes certos em programas de incentivo:
- Alinhe os brindes aos objetivos do programa
Qual é o propósito do seu programa de incentivo? Essa pergunta é essencial para cumprir o objetivo, antes mesmo da escolha do item.
Perguntas que ajudam a entender o propósito da ação: quero bater metas? Reduzir o absenteísmo? Preciso estimular a produtividade dos funcionários?
Perguntas assim podem ajudar a determinar quais são as diretrizes do programa de incentivo.
Vamos dar alguns exemplos práticos?
Metas de vendas: brindes de alto valor percebido, como: mochilas executivas, kits tecnológicos e assim por diante.
Reconhecimento por tempo de casa: placas comemorativas, troféus, relógios e outros itens personalizados.
Desempenho em equipe: brindes coletivos, como happy hour patrocinado ou kits de café para uso no setor.
- Conheça o perfil dos colaboradores
Isso vale para qualquer ação promocional. Conhecer o público-alvo é tarefa para a equipe de marketing. Esse conhecimento ajuda na hora de escolher brindes mais assertivos.
Cada equipe de colaboradores tem gostos, interesses, passatempos e necessidades diferentes. Conhecer esses detalhes na personalidade dos colaboradores ajuda a revelar preferências e aumentar o engajamento com a ação.
- Brindes personalizados: mais valor e reconhecimento
Brindes personalizados transmitem a ideia de cuidado, valorização e reconhecimento por parte da empresa. Para fortalecer a motivação interna, inclua elementos importantes de personalização.
Estamos falando de nomes gravados em canecas, agendas e pendrives, mensagens motivacionais ou de reconhecimento individual, itens com design exclusivo da campanha interna e qualquer outra coisa que torne o item ainda mais especial, que passe a sensação de que não é apenas mais um “presente genérico”.
- Opte por utilidade e qualidade
Fuja do conceito de que o “baratinho serve”. Investir em itens de baixa qualidade ou de pouca utilidade não passa a ideia de exclusividade e esses produtos acabam esquecidos em uma gaveta.
Considere essas sugestões: Garrafas térmicas ou squeezes ecológicos, cadernos ou planners com capa personalizada, headphones ou caixas de som Bluetooth, acessórios para home office e assim por diante.
Esses itens podem ser uma mão na roda para o dia a dia do colaborador e servem como lembrança sutil e constante da marca.
- Experiências também são brindes
Os brindes corporativos nem sempre precisam ser objetos físicos. A empresa pode investir em experiências marcantes e eficazes. É o caso de ingressos para um show, vale-spa ou sessões de massagem, cursos ou workshops patrocinados pela empresa, dias de folga ou assinaturas de aplicativos (streaming, meditação, livros).
Experiências desse tipo recompensam e servem como promoção de bem-estar e aprendizado. O esforço em gerar esse tipo de sensação aos colaboradores é essencial para o desenvolvimento e equilíbrio dos funcionários.
- Considere criar níveis de premiação
Estabeleça níveis de premiação levando em conta resultados atingidos e esforço por parte dos colaboradores. Isso estimula o engajamento constante e evita que o incentivo seja visto como algo pontual.
Quer ver exemplos, na prática, de como isso funciona?
- Nível 1: brindes simples e úteis (canecas, cadernos, ecobags)
- Nível 2: brindes intermediários (kits personalizados, acessórios eletrônicos)
- Nível 3: brindes premium (experiências, mochilas de couro, dispositivos)
Essa estrutura também permite uma melhor gestão orçamentária, sem comprometer a eficácia da campanha.
- Integre os brindes à comunicação interna
Divulgue produtos alinhados à missão da empresa e aos valores levantados diariamente pela corporação. Ao fazer isso, o brinde passa a ser um símbolo de pertencimento e reconhecimento.
Explore:
- Caixas temáticas para entrega dos brindes;
- Cartões com mensagens da liderança;
- Vídeos de agradecimento aos premiados;
- Publicações internas (mural, newsletter, intranet).
Essas são apenas algumas diretrizes, um norte para te guiar na escolha de brindes corporativos. Nunca se esqueça: essa ação vai muito além de entregar brindes como recompensa.
Trata-se de valorizar pessoas e impulsionar resultados. Considere oferecer itens que possuem utilidade para seu público interno e fortaleça os laços com os colaboradores, oferecendo experiências verdadeiramente eficazes e memoráveis.

Quer ajuda para escolher os melhores brindes corporativos para programas de incentivo interno? Converse com nosso time e descubra o universo de possibilidades para o seu nicho.
Esperamos por você!
Diego
Veja também outros conteúdos

Dicas para Fazer um Pedido Grande de Brindes Personalizados sem Complicações
