
Estratégias de Segmentação Utilizando Brindes
Imagine que você esteja tentando impressionar alguém. Logo, procura um presente que demonstre seus sentimentos, levando em conta os interesses, desejos, perfil e preferências da pessoa que deseja impactar.
Essa é a arte da sedução, onde cada detalhe importa e reflete cuidado e consideração.
No universo corporativo, a segmentação de mercado pode ser comparada a essa escolha habilidosa do presente perfeito.
É uma estratégia que aumenta a eficácia na comunicação com os consumidores. No texto a seguir, vamos explorar como funcionam as principais estratégias de segmentação utilizando brindes e como elas podem impactar positivamente os negócios.
O que é segmentação de mercado e qual é a sua relevância?
A segmentação de mercado evita desperdício de investimentos em públicos que não têm interesse no produto.
Como assim?
Imagine que a empresa X trabalha no ramo de Moda e Vestuário. O público-alvo dessa empresa abrange mulheres jovens, despojadas, que usam moda casual e gostam de propagandas voltadas para o empoderamento feminino.
Detalhe importante: a grande maioria dessas mulheres moram em regiões ensolaradas, com temperaturas altas. Norte e nordeste.
O setor de marketing da empresa X decide investir em brindes personalizados em uma ação de marketing no Dia da Mulher.
A escolha dos produtos? Mantas quentinhas, pantufas peludas com mensagens tradicionais, brindes com frases não condizentes com os interesses dessas mulheres.
Qual seria o efeito dessa ação?
Pode até ser que as mulheres gostem dos presentes, mas será que usariam no seu dia a dia? Essa escolha seria ideal? Esse exemplo ilustra o quanto é preciso segmentar o público-alvo, para que os brindes tenham o impacto desejado.
Agora imagine se a mesma empresa do nosso exemplo distribuísse brindes tais como: óculos de sol despojados, toalhas de praia com mensagens poderosas, cangas personalizadas, chinelos e brindes mais personalizados para a realidade dessas mulheres?
O investimento seria um sucesso!
A segmentação permite uma abordagem mais assertiva, principalmente quando se trata de brindes personalizados. Mas quais são as principais formas de segmentação?
- Segmentação Demográfica
Essa categoria respeita características básicas, tais como: idade, gênero, renda e nível educacional.
- Segmentação Geográfica
Esse tipo de classificação considera a localização do público-alvo, incluindo diferenças regionais e culturais.
- Segmentação Psicográfica
Na segmentação psicográfica, são levados em conta os interesses, valores e estilos de vida dos consumidores.
- Segmentação Comportamental
Estuda os hábitos de compra e o nível de lealdade à marca. Também considera a frequência de uso de produtos.
Usar a segmentação adequada pode otimizar recursos e criar campanhas eficientes, onde os brindes personalizados serão realmente úteis e podem maximizar o retorno em vendas.
Escolhendo o brinde certo para diferentes segmentações
Segmentar públicos é uma das formas mais importantes de garantir visibilidade à marca. Compreender o perfil de quem vai receber os brindes e discernir suas preferências e principais necessidades pode resultar em campanhas mais impactantes.
Confira a seguir, portanto, alguns tipos de brindes para públicos segmentados:
- Brindes baseados na idade e no gênero
Públicos jovens e conectados podem se interessar por brindes tecnológicos. É o caso de: fones de ouvido, carregadores portáteis, caixas de som com bluetooth.
Públicos mais maduros se encantariam com itens mais tradicionais, tais como: organizadores de mesa, garrafas térmicas, caixas térmicas, etc.
- Brindes regionais e culturais
Os brindes oferecidos para pessoas de diferentes localidades devem levar em conta a cultura e as preferências locais.
Para regiões litorâneas, brindes como toalhas de praia ou óculos de sol podem ser mais eficazes, enquanto em áreas urbanas, mochilas ou ecobags podem ser mais bem recebidos.
- Brindes personalizados para nichos específicos
Nichos de mercado específicos podem se beneficiar muito da segmentação de mercado. Por exemplo: academias podem oferecer squeezes ou toalhas de treino, enquanto pet shops podem distribuir bandanas ou amostras de ração para animais de estimação.
A segmentação de mercado para nichos específicos fideliza o cliente e aumenta a exposição da marca.
- Brindes para clientes fiéis e novos consumidores
Os brindes personalizados podem ser entregues para duas categorias de clientes: fiéis e novos consumidores. Discernir o nível de comprometimento dos clientes permite que a empresa distribua itens conforme sua estratégia de fidelização e captação.
Para clientes que já conhecem a marca, brindes exclusivos ou edições limitadas podem fortalecer a lealdade. Para novos consumidores, amostras grátis ou descontos exclusivos acompanhados de brindes podem incentivar a experimentação dos produtos e gerar novas conversões.
Para entender se as estratégias de segmentação estão funcionando da forma correta, é preciso medir o impacto dos brindes com avaliações e retornos constantes.
É possível fazer isso através de:
- Monitores de engajamento
- Pesquisa de satisfação
- Taxa de conversão
- Análise de Retorno sobre Investimento (ROI)
Monitorar constantemente o impacto dos brindes para públicos segmentados ajuda a maximizar os benefícios da ação.
Em resumo, quando bem aplicada, a segmentação fortalece ainda mais o vínculo dos clientes com a empresa, já que se sentem especiais e valorizados no mercado.
Se precisar de ajuda com os brindes personalizados converse com um de nossos atendentes.
Equipe Tracking Marketing
Veja também outros conteúdos





