Estratégias para Negociar Prazos e Condições de Entrega de Brindes

Estratégias para Negociar Prazos e Condições de Entrega de Brindes

Tempo é dinheiro. Já ouviu essa frase antes, não é mesmo? E ultimamente, mais do que nunca, saber negociar prazos e condições de entrega poupa tempo e, automaticamente, dinheiro.

Brindes corporativos, por exemplo, são protagonistas, com data certa para brilhar. O sucesso de uma ação promocional depende inteiramente dessa negociação. 

Para que isso aconteça de forma alinhada, é preciso ter uma comunicação clara e estratégica com o fornecedor.

Como fazer isso do jeito certo? Vem com a Avelino que a gente te explica!

Entenda seu cronograma antes de negociar

Antes de sentar à mesa das negociações, é importante que você entenda o que quer. Ter clareza sobre o pedido é essencial para uma boa negociação. 

Evitar correrias de última hora é um dos segredinhos para ganhar mais margem de negociação. Confira algumas informações de suma importância para esse planejamento:

  • Defina a data do evento ou campanha e trabalhe com folga.
  • Considere imprevistos: sempre reserve alguns dias extras no cronograma.
  • Entenda o tempo médio de produção dos brindes desejados.
  • Tenha uma pessoa responsável pela aprovação rápida das artes.
  • Programe a logística de distribuição com antecedência.

Ter esses dados em mãos demonstra profissionalismo e isso facilita a conversa para que o fornecedor possa te atender da melhor forma possível.

O planejamento eficaz inclui muito mais do que só a data final para entrega. Envolve saber quanto tempo levará para aprovar a arte, o tempo que sua equipe leva para organizar a ação e até quanto tempo o brinde levará para ser distribuído.

Conheça os prazos de produção dos diferentes tipos de brindes

Cada brinde precisa de um tempo de preparo, alguns mais demorados e outros mais rápidos. Canetas, chaveiros e itens mais simples são entregues em poucos dias. Já mochilas, bolsas térmicas e kits mais elaborados demoram mais para serem processados.

Ter essa ciência ajuda a evitar criar expectativas de prazos impossíveis de serem cumpridos. A clareza dos prazos também ajuda a escolher o melhor produto para a campanha promocional do momento, usando o tempo a seu favor.

Veja uma estimativa:

  • Itens simples (canetas, blocos, squeezes): geralmente de 5 a 10 dias úteis.
  • Brindes personalizados com estampa em toda a peça: de 10 a 20 dias úteis.
  • Kits ou brindes com montagem manual: de 15 a 30 dias úteis.
  • Brindes importados ou exclusivos: até 60 dias úteis.

Lembre-se de que esse tempo pode mudar de fornecedor para fornecedor. O importante, nesse caso, é ter os prazos bem estipulados antes de finalizar seu pedido, o que pode render boas surpresas em futuras negociações.

Negocie de forma transparente e busque acordos vantajosos para ambos

Uma coisa é certa: o fornecedor não é seu inimigo, e sim, seu parceiro de entrega. Por isso, converse sobre prazos de entregas e condições, mas tenha o ouvido atento sobre as limitações do outro lado, bem como formas satisfatórias de solucioná-las.

Explique o contexto das suas necessidades, o motivo da sua urgência. Ao entender as suas reais necessidades, o fornecedor pode ajustar sua produção e ter prioridade ao seu pedido.

Tente o seguinte:

  • Comunique prazos de forma clara e com antecedência.
  • Seja honesto sobre sua urgência e objetivos.
  • Ouça os prazos mínimos e reais do fornecedor.
  • Proponha alternativas viáveis caso o prazo ideal não seja possível.
  • Evite mudanças de última hora, que podem comprometer toda a produção.

Negociação boa é aquela que favorece os dois lados. Encarar o fornecedor como um verdadeiro parceiro de negócios faz com que você receba apoio extra em situações futuras.

Planejamento e parceria: os segredos de uma entrega bem-sucedida

Aqui na Avelino sabemos que cada cliente tem uma necessidade única, por isso gostamos de manter uma boa comunicação, sempre que possível.

Uma dica extra que gostamos de enfatizar é: mantenha um registro das conversas, formalize toda a negociação. Isso é essencial para evitar mal-entendidos e proteger seus investimentos. 

Um e-mail com o resumo do que foi combinado já é um ótimo começo. Mas, se possível, solicite um contrato ou pedido formal com todos os detalhes. Isso inclui prazos de produção, datas de entrega, formas de pagamento, tipo de personalização e quantidade dos itens.

Sempre se lembre de:

  • Registrar todas as condições acordadas por escrito.
  • Guardar comprovantes de pagamento e aprovações de arte.
  • Solicitar número de rastreio no envio.
  • Combinar um canal direto para acompanhar a produção.
  • Estabelecer penalidades ou compensações em caso de atraso.

Com tudo registrado, tanto você quanto o fornecedor se sentem mais seguros. E qualquer imprevisto pode ser resolvido de forma mais justa e rápida.

E aí? Vamos antecipar sua próxima ação promocional conosco? Nosso site é recheado de opções criativas para o seu negócio. Confira algumas delas:

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Equipe Tracking Marketing