Garantias e Políticas de Troca: O que Considerar ao Comprar Brindes Personalizados
05/06/2025
Diego

Garantias e Políticas de Troca: O que Considerar ao Comprar Brindes Personalizados

Poucas coisas são tão frustrantes quanto esperar ansiosamente por uma encomenda — ainda mais quando se trata de um presente escolhido com todo carinho para alguém especial — e, ao abrir a caixa, descobrir que os itens vieram com defeito. E o pior: as políticas de troca estavam longe de ser claras.

Comprar brindes personalizados é o mesmo processo de compra, só que em modo turbo — com mais atenção aos detalhes, mais planejamento e, claro, mais expectativa para surpreender quem vai receber.

Por isso, quando falamos de garantias e políticas de troca, há detalhes que não devem ser ignorados.

Esclareceremos esse assunto no artigo a seguir.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

Falar sobre “política de troca” pode parecer meio chato, não é? Mas calma, não precisa ser assim. É preciso sentar com calma para entender o que considerar antes de finalizar sua compra de brindes personalizados e não ter dores de cabeça com isso.

Antes de considerar qualquer coisa, é importante lembrar: brinde personalizado não é um produto comum. Ele foi feito sob medida para você. Sabe o que isso significa? Que uma vez que você mandou estampar uma camiseta com seu nome, dificilmente ele poderá ser usado por outra pessoa se você mudar de ideia sobre o item. 

Por isso, as políticas de troca costumam ser diferentes para brindes personalizados. 

Mas o que a lei diz sobre o assunto?

O Código de Defesa do Consumidor prevê que produtos com defeito podem e devem ser trocados. No entanto, quando falamos de itens personalizados, o arrependimento da compra (aquele famoso “desisti, não quero mais”) não se aplica da mesma forma.

Ou seja, se o brinde foi produzido certinho, conforme o que foi aprovado por você, a troca por arrependimento não é obrigatória.

Por isso, tenha atenção ao fazer um pedido de brindes personalizados. Atente-se a:

  • Aprovação do layout

Confirme logo de cara se a arte final está correta, para evitar dores de cabeça mais tarde. Solicite e aprove se o logotipo está certo, as cores e o texto.

  • Quantidade mínima e tolerância de variação

Sempre se atente ao contrato. Alguns brindes têm quantidade mínima de produção. Converse com a equipe de atendimento se tiver dúvidas.

  • Prazo de produção

Certifique-se sempre se o prazo para a produção dos brindes atende o seu cronograma de eventos promocionais. 

  • Materiais e acabamentos

Não se esqueça de que a arte e o tipo de material impactam diretamente no resultado e no seu nível de satisfação. Saiba de antemão se o brinde é feito de alumínio, plástico, papel kraft, offset ou qualquer outro tipo de material.

  • Garantia contra defeitos

Empresas sérias, de boa reputação, não hesitam em oferecer garantia contra erros de fabricação. Mas não se esqueça: defeito difere de erro de aprovação. Se algo sair fora do padrão, a troca será feita sem problema algum.

Essas são as principais diretrizes para as políticas de troca e garantias. Leve em conta as boas práticas de comunicação e seja transparente em seu pedido.

E quando a troca é possível?

Sim, empresas de gabarito tendem a te ajudar do começo ao fim, sem enrolação, para que seu pedido tenha um alto nível de satisfação, mesmo quando é preciso resolver problemas. 

Aqui na Avelino Brindes, a gente acredita que a melhor forma de evitar problemas é conversar antes, esclarecer dúvidas e registrar tudo direitinho — assim, você tem mais segurança e nós conseguimos entregar exatamente o que você espera.

Mas e quando é preciso trocar os produtos? Em quais casos isso pode acontecer?

  • Brindes que chegaram em quantidade menor do que o estipulado, fora da margem de tolerância.
  • Divergência em relação ao que foi aprovado no layout final (ex: arte aprovada com cor azul, e o produto chegou verde).
  • Produtos com defeito de fabricação (ex: caneca trincada, chaveiro com logo borrado, mochila com zíper quebrado).

Quando acontecem problemas desse tipo, o fornecedor precisa oferecer uma solução viável para o problema, que envolve: substituição do produto, reembolso proporcional ou até mesmo um novo lote corrigido.

Conheça a Avelino

Aqui na Avelino, sabemos bem a importância da boa comunicação. Nós levamos cada item comprado a sério e estamos aqui para garantir satisfação do início ao fim da sua compra.

1 Garantias e Políticas de Troca O que Considerar ao Comprar Brindes Personalizados

Aliás, veja os produtos que estão em alta em nossa loja virtual:

Que tal dar uma passadinha em nosso site e descobrir mais opções incríveis de brindes para surpreender seu público? Venha nos conhecer e marque presença com brindes de alta qualidade para fidelizar com estilo.

Acesse nosso instagram e venha conferir a qualidade de nossos produtos

Compartilhar:

Diego