Personalização de Produto: O que é e Como Funciona?
05/06/2025
Diego

Personalização de Produto: O que é e Como Funciona?

Ateliês de costura ajustam o corte do terno ou vestido sob medida para que o caimento fique impecável e se encaixe perfeitamente ao corpo de quem o veste, realçando sua individualidade e garantindo conforto e elegância em cada detalhe.

Assim como um traje personalizado realça a individualidade e o estilo de cada pessoa, o produto personalizado valoriza a identidade e destaca o valor de quem é presenteado.

Pensando nisso, preparamos um guia para te ajudar a personalizar produtos e distribuí-los como brindes personalizados.

O que é e como funciona a personalização de produtos

Personalizar produtos vai além de distribuir brindes aleatórios sem estratégia. Envolve ter a percepção adequada para compreender o público-alvo, escolher itens que gerem conexão e fortaleçam a identidade da marca.

Traduzindo ao pé da letra, a palavra personalizar tem origem no latim “persona”, que significa indivíduo ou pessoa. O sufixo “-izar” indica a ação de transformar ou adaptar algo em relação a um indivíduo ou a características específicas.

Assim, personalizar significa literalmente adaptar qualquer coisa conforme as necessidades, preferências, desejos e identidade de um indivíduo.

Percebe a profundidade do ato de personalizar?

Quando se trata de produtos personalizados, a estilização envolve adaptar um objeto aos desejos de quem vai receber o presente.

Vamos a exemplos práticos?

Criaremos uma loja fictícia para exemplificar o poder dos produtos personalizados.

Exemplo prático:

Loja de roupas fictícia “Estilo Único”

A loja de roupas Estilo Único foi fundada em 2023 e seu estilo de peças é voltada para um público feminino, conservador, que usa peças de alfaiataria e camisas com corte reto.

Dentre as principais informações do público-alvo da loja, temos:

Mulheres de meia-idade;
Conservadoras;
Estilo minimalista;
Priorizam peças clássicas, atemporais;
Valorizam conforto e qualidade;
Usam acessórios sofisticados, sem exageros;
Buscam praticidade, com toque de refinamento.
Em uma ação de marketing promocional, feita especialmente no Dia das Mães, quais produtos essas mulheres adorariam receber?

Observe algumas sugestões:

Porta lenços sofisticado – a personalização deve focar no estilo minimalista, com letras finas e sem muita firula.
Porta óculos minimalista – com design atemporal, esse produto deve ser personalizado com cores neutras e gravação a laser.
Bolsas pequenas ou carteiras – Em tons pastéis, com materiais de alta qualidade e design funcional.
Kit de velas aromáticas – Com fragrâncias suaves, como lavanda ou baunilha, que trazem aconchego e sofisticação.
Kits de cuidados pessoais – Incluindo sabonetes artesanais, espelho de mão, massageador e outros itens de cuidado e bem-estar.
Agenda personalizada – Com acabamento elegante, ideal para quem busca praticidade e organização.
Chocolates finos – Esse é um presente clássico, que pode ser embalado em uma caixa compacta e sofisticada, gravada com as iniciais da cliente.
Percebe a variedade de presentes que a nossa persona fictícia adoraria receber? Essa é a beleza da personalização. Os presentes acima não causariam tanto impacto em uma mulher mais extravagante, que adora paetês e muito brilho.

O cerne da questão é o estudo do público-alvo. É preciso fortalecer laços através da conexão, que só é alcançada através da percepção certa das necessidades e desejos dos clientes.

44.1 Personalização de Produto O que é e Como Funciona
Portanto, o primeiro passo é conhecer o seu público. Só então podemos partir para a segunda etapa do plano: identificar as melhores ocasiões para distribuição de brindes.

Quais são as melhores épocas do ano para distribuir produtos personalizados

Após fazer uma análise do seu público e descobrir o que causará impacto em uma ação de marketing promocional, chega a próxima etapa da personalização: definir as melhores datas para a distribuição dos brindes.

Ao longo do ano, diversos tipos de comemorações são celebrados, principalmente no Brasil.

Portanto, alistaremos algumas das melhores datas comemorativas para a entrega de presentes personalizados:

Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma data que pede personalização exclusiva, com paletas de cores vibrantes e chamativas, com tons de vermelho e dourado. Laços, rosas vermelhas e corações são as estampas que mais fazem sucesso nessa data.

Dia das Mães
O Dia das Mães é um momento muito especial para a maioria das pessoas. A decoração de um presente para o Dia das Mães deve ser personalizada com elementos visuais definidos pela empresa, porém pensado individualmente para os clientes do seu negócio. Flores, frases carinhosas e corações são bem-vindas nessa personalização.

Dia dos Pais
O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, também é uma ocasião bem especial, que merece uma ação de marketing promocional. Os presentes variam em cores mais neutras: tons caramelo, marrom, preto, bege e cinza fazem sucesso para essa personalização.

Natal
O Natal é uma das épocas do ano mais esperada e a maioria das lojas e marcas presenteia seus clientes com brindes personalizados. Cestas decoradas, itens natalinos, caixas de chocolate – tudo bem enfeitado com as famosas cores: vermelho, verde, branco e dourado.

Essas são as principais festividades do ano. Defina o que causará mais impacto para a sua audiência e personalize os itens conforme a ocasião.

Aqui na Avelino você encontra uma ampla variedade de brindes personalizados. Estilizamos os produtos de acordo com suas ideias e entregamos o mais rápido possível. Converse conosco para mais informações

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Diego