
Como Selecionar Brindes Corporativos Alinhados com a Cultura da Empresa
Já recebeu um presente sem alma? Genérico demais e sem conexão nenhuma com seus gostos pessoais ou interesses? Esse tipo de presente é facilmente esquecido, colocado em algum canto no fundo do armário ou até mesmo doado para outra pessoa.
Os brindes corporativos, se não estiverem alinhados à cultura da empresa, acabam se tornando meros adereços vazios. Se um brinde é genérico demais ou sem personalidade, ele não expressa valores, personalidade e até o estilo de comunicação da organização. E adivinham onde brindes assim vão parar?
Não é isso que você quer para os brindes corporativos da sua empresa, certo? Então, como garantir que os brindes escolhidos realmente conversem com o que sua empresa acredita e representa e, de quebra, ainda atendam ao perfil do público-alvo?
Vamos explorar esse assunto no artigo a seguir.
Entenda a essência da sua Cultura Organizacional
Bom, antes de falar do brinde em si, já se perguntou qual é exatamente os valores que a sua empresa comunica? Pergunte-se: O que move sua empresa? Quais são os pilares que guiam o comportamento da equipe e a comunicação com o público?
As respostas para essas perguntas revelam muito sobre a natureza e o propósito de cada ação publicitária.
Reflita sobre aspectos como:
- Estilo de liderança (mais formal ou horizontal?)
- Ambientes e práticas internas (há incentivo à criatividade? Flexibilidade?)
- Causa ou propósito central (há foco em diversidade, meio ambiente, saúde?)
- Tom de voz usado nas redes sociais e no atendimento.
Olha como é importante entender a cultura da empresa antes de comprar brindes corporativos: imagine que a sua empresa é conhecida por valorizar a inovação. Será que combinaria distribuir itens genéricos e ultrapassados? Claro que não!
Reflita sobre isso e distribua brindes que funcionam como extensão autêntica da sua marca.
Conheça bem o público que vai Receber
Agora sim, vamos pensar um pouco em quem está recebendo o presente da sua empresa. Conhecer esse perfil é primordial para a arte do encantamento em qualquer ação de marketing.
O brinde perfeito une os valores da empresa ao perfil do público-alvo. Como atingir esse objetivo?
Algumas perguntas que ajudam nesse mapeamento:
- Esse brinde será entregue a colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros?
- Qual é a faixa etária predominante?
- Qual o estilo de vida desse público? (urbano, esportivo, familiar, etc.)
- Em que contexto ele usará o brinde? (casa, trabalho, viagens, eventos?)
Responder a essas perguntas facilitará a decisão entre uma garrafa térmica sofisticada ou uma caneca divertida. O segredo está no encaixe.
Aposte em brindes com propósito e utilidade
Brindes funcionais têm altas chances de serem usados no dia a dia das pessoas. Isso gera uma conexão emocional com a marca e lembrança positiva do negócio.
Agora, que tal contar histórias através de um brinde corporativo? Isso mesmo, é possível dar propósito ao presente ao mesmo tempo, em que carrega narrativas e valores da empresa.
O presente vira uma história que a pessoa leva consigo. Veja alguns exemplos que unem praticidade e mensagem:
- Cadernos personalizados para empresas que valorizam criatividade e planejamento.
- Copos reutilizáveis para marcas que promovem sustentabilidade e redução de resíduos.
- Porta-fones ou suportes de celular para negócios ligados à mobilidade e tecnologia.
- Kits de autocuidado para companhias que incentivam o bem-estar no trabalho.
Esse é o segredo para impactar positivamente o público, além de transmitir uma mensagem que ressoa com os valores da empresa. A utilidade aliada ao propósito transforma o brinde em símbolo.
Personalize com inteligência
A personalização é a chave-mestra para que tudo saia em harmonia. Mas não se trata apenas de estampar o logotipo no brinde. Não, a personalização inteligente une elementos que conectam gostos pessoais com a cultura organizacional.
Algumas ideias de personalização mais criativas:
- Frases que reflitam a missão ou visão da empresa.
- Cores que representem os valores do negócio.
- Ilustrações que remetam ao universo da marca.
- Datas comemorativas internas ou marcos importantes da empresa.
Pense fora da caixa. A personalização deve ir bem além do visual. Ela deve considerar o simbolismo por trás do brinde, comunicando de forma sutil a identidade visual da empresa enquanto atende necessidades específicas da audiência.
Onde encontrar presentes com tamanha personalidade?
Aqui na Avelino, claro!
Não importa o estilo da sua empresa, seja inovadora, sustentável, humanizada ou tecnológica – nós temos a opção ideal para o seu negócio.
Veja algumas ideias:
- Garrafas térmicas e copos ecológicos para marcas conscientes.
- Cadernos com acabamento premium para empresas que valorizam o planejamento.
- Mochila saco para quem busca praticidade no dia a dia.
- Canecas personalizadas para criar vínculos afetivos com colaboradores e clientes.
Escolher o brinde certo é como escolher as palavras certas para contar uma história. E quando a história é boa, ela se espalha, emociona e permanece na memória.
Visite nosso site e descubra como transformar brindes em experiências que fazem sentido.
Diego
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