Brindes para Fortalecer Programas de Incentivo Interno: O que Escolher?
05/06/2025
Diego

Brindes para Fortalecer Programas de Incentivo Interno: O que Escolher?

Quer criar um clima organizacional positivo, reconhecer desempenhos e motivar colaboradores? 

Então, nada melhor do que programas de incentivo interno, que quando bem planejados, tornam-se poderosas ferramentas de engajamento, fortalecem a cultura da empresa e contribuem diretamente para o aumento da produtividade e retenção de talentos.

Um dos aliados a esses programas motivacionais são os brindes personalizados. Eles podem desempenhar um papel decisivo nesse processo. 

Quer saber como?

Então, continue lendo as linhas a seguir.

Como acertar na escolha de brindes para programas de incentivo?

Brindes corporativos têm o mesmo poder de presentes distribuídos para pessoas queridas em datas comemorativas. Eles transmitem reconhecimento, valorização, reforçam vínculos emocionais e são ferramentas poderosíssimas de valorização.

Vamos, portanto, alistar a seguir os principais critérios que devem ser utilizados para distribuir os brindes certos em programas de incentivo:

  • Alinhe os brindes aos objetivos do programa

Qual é o propósito do seu programa de incentivo? Essa pergunta é essencial para cumprir o objetivo, antes mesmo da escolha do item. 

Perguntas que ajudam a entender o propósito da ação: quero bater metas? Reduzir o absenteísmo? Preciso estimular a produtividade dos funcionários?

Perguntas assim podem ajudar a determinar quais são as diretrizes do programa de incentivo.

Vamos dar alguns exemplos práticos? 

Metas de vendas: brindes de alto valor percebido, como: mochilas executivas, kits tecnológicos e assim por diante.

Reconhecimento por tempo de casa: placas comemorativas, troféus, relógios e outros itens personalizados. 

Desempenho em equipe: brindes coletivos, como happy hour patrocinado ou kits de café para uso no setor.

  • Conheça o perfil dos colaboradores

Isso vale para qualquer ação promocional. Conhecer o público-alvo é tarefa para a equipe de marketing. Esse conhecimento ajuda na hora de escolher brindes mais assertivos.

Cada equipe de colaboradores tem gostos, interesses, passatempos e necessidades diferentes. Conhecer esses detalhes na personalidade dos colaboradores ajuda a revelar preferências e aumentar o engajamento com a ação.

  • Brindes personalizados: mais valor e reconhecimento

Brindes personalizados transmitem a ideia de cuidado, valorização e reconhecimento por parte da empresa. Para fortalecer a motivação interna, inclua elementos importantes de personalização.

Estamos falando de nomes gravados em canecasagendas e pendrives, mensagens motivacionais ou de reconhecimento individual, itens com design exclusivo da campanha interna e qualquer outra coisa que torne o item ainda mais especial, que passe a sensação de que não é apenas mais um “presente genérico”.

  • Opte por utilidade e qualidade

Fuja do conceito de que o “baratinho serve”. Investir em itens de baixa qualidade ou de pouca utilidade não passa a ideia de exclusividade e esses produtos acabam esquecidos em uma gaveta.

Considere essas sugestões: Garrafas térmicas ou squeezes ecológicoscadernos ou planners com capa personalizada, headphones ou caixas de som Bluetooth, acessórios para home office e assim por diante.

Esses itens podem ser uma mão na roda para o dia a dia do colaborador e servem como lembrança sutil e constante da marca.

  • Experiências também são brindes

Os brindes corporativos nem sempre precisam ser objetos físicos. A empresa pode investir em experiências marcantes e eficazes. É o caso de ingressos para um show, vale-spa ou sessões de massagem, cursos ou workshops patrocinados pela empresa, dias de folga ou assinaturas de aplicativos (streaming, meditação, livros).

Experiências desse tipo recompensam e servem como promoção de bem-estar e aprendizado. O esforço em gerar esse tipo de sensação aos colaboradores é essencial para o desenvolvimento e equilíbrio dos funcionários.

  • Considere criar níveis de premiação

Estabeleça níveis de premiação levando em conta resultados atingidos e esforço por parte dos colaboradores. Isso estimula o engajamento constante e evita que o incentivo seja visto como algo pontual.

Quer ver exemplos, na prática, de como isso funciona?

  • Nível 1: brindes simples e úteis (canecas, cadernos, ecobags)
  • Nível 2: brindes intermediários (kits personalizados, acessórios eletrônicos)
  • Nível 3: brindes premium (experiências, mochilas de couro, dispositivos)

Essa estrutura também permite uma melhor gestão orçamentária, sem comprometer a eficácia da campanha.

  • Integre os brindes à comunicação interna

Divulgue produtos alinhados à missão da empresa e aos valores levantados diariamente pela corporação. Ao fazer isso, o brinde passa a ser um símbolo de pertencimento e reconhecimento.

Explore: 

  • Caixas temáticas para entrega dos brindes;
  • Cartões com mensagens da liderança;
  • Vídeos de agradecimento aos premiados;
  • Publicações internas (mural, newsletter, intranet).

Essas são apenas algumas diretrizes, um norte para te guiar na escolha de brindes corporativos. Nunca se esqueça: essa ação vai muito além de entregar brindes como recompensa.

Trata-se de valorizar pessoas e impulsionar resultados. Considere oferecer itens que possuem utilidade para seu público interno e fortaleça os laços com os colaboradores, oferecendo experiências verdadeiramente eficazes e memoráveis.

167.1 Brindes para Fortalecer Programas de Incentivo Interno O que Escolher

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Esperamos por você!

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